• Redação CM

Documentário explora origens do freerunning

O lendário skatista Tony Hawk se junta aos pioneiros do freerunning Jason Paul e Luci Romberg, para traçar as raízes comuns do movimento que é uma espécie de PARKOUR e seu apelo global em um novo curta-metragem. Veja na Red Bull TV

O documentário foi lançado antes do evento Red Bull Art of Motion 2021 em Atenas em 10 de julho, que mostra atletas se apresentando sobre a água pela primeira vez na história.

- Uma erupção vulcânica na ilha caribenha da Martinica foi a inspiração improvável para um dos esportes de ação mais comentados do mundo. Freerunning, agora um fenômeno global celebrado pelo concurso Red Bull Art of Motion, encontrou suas raízes em uma evacuação de emergência na ilha em 1902 - como contado em Pushing Progression: Freerunning.

- Originou-se com o jovem tenente naval Georges Hébert, que, ao coordenar o esforço de fuga do vulcão Martinica, percebeu que os indígenas superavam obstáculos com facilidade usando o movimento de seus corpos para o impulso.

- Essa descoberta o levou a criar um programa de treinamento militar chamado Parcours du Combatant, ou 'o caminho do guerreiro'.

- Mais de 100 anos depois, o esporte tem uma base de fãs de milhões e o próximo concurso Art of Motion verá os melhores freerunners do mundo competindo em uma série de iates mediterrâneos convertidos - a primeira vez na história que o evento aconteceu na água.

- O lançamento do documentário Pushing Progression: Freerunning marca a contagem regressiva para este evento marcante em 10 de julho, com um olhar mais atento sobre a evolução da disciplina e sua comunidade atlética pioneira.

- Ao longo do século 20, a tendência do Parkour se espalhou, à medida que vídeos de cair o queixo acumulavam milhões de visualizações nas redes sociais. A comunidade de freerunners cresceu, dando início a um movimento global de pessoas unidas por seu amor pelo uso ousado e criativo do movimento.

- Jason Paul, três vezes campeão da Arte do Movimento, diz: “No começo, a mentalidade por trás do Parkour era muito mais parecida com as artes marciais. Você poderia dizer claramente que as pessoas estavam se esforçando e fazendo algo que nunca tinha sido feito antes. ”

- O ícone do skate Hawk acredita que a popularidade do freerunning se resume ao espírito pioneiro no coração do esporte, dizendo: “Os pioneiros do esporte são os que lideram o caminho. São eles que determinam até onde isso pode ir e mostram à nova geração o que é possível. ”

- O pioneiro do Freerunning e diretor de esportes da Art of Motion, Nico Wlcek, acrescenta: “Nós apenas arranhamos a superfície do que podemos descobrir. Tornou-se mais do que apenas uma competição ... Permitiu que todos esses atletas se esforçassem por algo. ”

- Realizada no porto grego de Mikrolimano, em Atenas, no dia 10 de julho, a Grande Final do Red Bull Art of Motion contará com 18 atletas de todo o mundo, incluindo o campeão de 2019 Didi Alaoui do Marrocos.



1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo