top of page

Grêmio: à espera de um milagre


Dênis Abrahão recebeu convite para seguir no futebol, mas só decide após o fim do Brasileiro.

Milagres acontecem. Geralmente, são precedidos de grandes perdas revertidas por algo sobrenatural, mágico e místico. No caso do Grêmio, a queda para a segunda divisão, pela terceira vez, é sem dúvida uma tragédia. Só que não será estabelecida por um acidente, algo ao acaso como se espera agora evitar, por uma imortalidade, na última rodada. Assim como o time afundou por incompetência na administração do futebol, se não cair é porque o trabalho feito nos últimos meses teve seus méritos e houve maior incompetência dos adversários.

O objetivo desta quinta-feira noite é muito claro. Vencer o Atlético-MG em casa, esperar por derrotas do Bahia para o Fortaleza fora de casa e do Juventude em casa para o Corinthians. Nenhum resultado é improvável, mas a probabilidade da combinação dos mesmos favorecer o Grêmio é mínima. Ela diminui à medida que o time não terá Geromel e Kannemann na zaga.

Thiago Santos vai para o jogo. Douglas Costa, enfim, adiou o casamento e estará à disposição. A provável escalação tem: Gabriel Grando; Rafinha, Ruan, Rodrigues e Diogo Barbosa (Cortez); Thiago Santos, Lucas Silva, Douglas Costa (Jhonata Robert), Campaz e Ferreira; Diego Souza. O Galo vem forte mesmo sem muitos titulares. Se o Grêmio jogar, como no primeiro tempo contra o Corinthians ou como fez diante do São Paulo, estará bem próximo da vitória. Não pode ser o Grêmio da Bahia, do segundo tempo encolhido no último jogo em Itaquera ou de tantos jogos ruins que o deixaram morando no Z4 até os minutos finais do Brasileiro.

O maior apoio pode ser o pior pesadelo. Certamente, a torcida vai empurrar o time como sempre fez. Nestas horas, a união faz a força. Mas, qualquer deslize, ou um placar adverso longe da Arena, pode trazer um clima desfavorável. Nada disso é fantasia. Tudo faz parte do cenário que o Grêmio desenhou com contratações equivocadas, troca de comando técnico sem critério, falta de conhecimento de futebol com dinheiro no caixa.

Assim como disse bem a esposa de Douglas Costa, ninguém marca um casamento do dia para a noite. Mas pode desmarcar a qualquer momento. É preciso ter planejamento, estabelecer prioridades e ter coragem de fazer as mudanças necessárias antes que seja tarde demais. O futebol também é assim. A mesma direção que permitiu que DC fosse liberado para um casamento frustrado na Costa Rica, também deixou ele remarcar para agora, talvez pensando como ele que o final do ano ia ser de festa, com o Grêmio no mínimo classificado para a Libertadores. O vice de futebol, porém, interveio.

Seja na A ou na B em 2022, o Grêmio precisa saber onde errou e porque errou mudar todo seu planejamento sem Liberadores, sem Sul-Americana e, sem um milagre, na segunda divisão novamente, com Gauchão e Copa do Brasil. Quem fica, quem sai, quem vem, quem segue na direção, na comissão técnica? Não adianta rezar, é preciso planejar.

Se o Grêmio escapar (tem boas chances por ser tudo ao mesmo tempo e no último dia), o plano estabelecido pelo vice de futebol, Dênis Abrahão, terá sido um sucesso. Do contrário, não poderá ser culpado, mesmo que seja apontado com um dos responsáveis. "Perdem todos e ganham todos", disse bem. Abraão é um nome bíblico. O dirigente do Grêmio não hesitou jamais em sacrifício do Grêmio. Mas não pode fazer milagre. E até porque são muitos culpados. Alguns todos sabem. Uns nem estão mais. Outros? Só quem habita o vestiário e os gabinetes da direção saberá apontar.

O certo é que Dênis recebeu um convite da direção para seguir e seria melhor pra o Grêmio se ele seguisse independente dos resultados, assim como seu fiel parceiro, Sérgio Vasques. Os dois só vão decidir após o final do Brasileiro. O importante é planejar melhor o futebol. É como casamento: na saúde e na doença e até que a morte os separe. Mas, quando o plano não funciona, é melhor mudar logo e separar aqueles que não servem mais antes de morrer em campo. Milagres acontecem. Mas como escreveu Ferran Soriano: "A bola não entra por acaso". Ou Muricy Ramalho: "A bola pune". Amém.

 
 
 

1件のコメント


fariasnews
2021年12月09日

O roteiro desse filme , " O Rebaixamento " parte III , começou a ser escrito já nas finais da Copa do Brasil perdida p o Palmeiras. Agora que já sabemos o epílogo deste filme,partimos para uma nova película. "Em Busca de um Milagre". Disse tudo, Cakinho!! Abs

いいね!
Caco da Motta Comuniação

MOTTA COMUNICAÇÃO

Blog do Caco, Canal do Youtube do Caco da Motta e o Podcast Cacocast são conteúdos e marcas originais do jornalista Caco da Motta e da empresa Motta Comunicação.

© Blog do Caco da Motta      I            Desenvolvido Grupo BRAUN

INSCREVA-SE

Receba nossas notícias e novidades!

Obrigado!

Motta Comunicação LTDA    I   CNPJ 08790747000100  I  Endereço Somente para Correspondência :  R. 24 de  Outubro, 1585/907  - Porto Alegre-RS, | CEP 90510-003

bottom of page