• Caco da Motta

Vídeo mostra revista de 2003 que falava dos perigos do Coronavírus


Um vídeo está circulando em grupos de mensagens de WhatsApp com uma reportagem da Revista Saúde da Editora Abril de 2003 alertando para os perigos da pneumonia asiática ou coronavírus que poderia matar 6% dos pacientes contaminados. Não há nada de errado com a reportagem, mas este coronavírus da época não é o mesmo de agora. Tanto que este que provocou a pandemia em 2020 é chamado de Novo Coronavírus ou Covid-19 porque os primeiros casos foram registrados em 2019, num mercado de frutos do mar em Wuhan, na China.

Os coronavírus pertencem a uma família de vírus, que podem circular tanto entre pessoas, como entre animais, incluindo camelos, gatos e morcegos. O vídeo não é fake news, mas compartilhar as mensagens de que existe uma mutação do mesmo de forma intencional é sim fake news. Não há qualquer comprovação neste sentido. #STOPFAKENEWS - Sou jornalista com registro profissional na DRT-RS e formado em jornalismo pela UNISINOS. Procuro apurar as informações em órgãos oficiais ou diretamente com pessoas que tenham representatividade ou ainda fatos que testemunhei pessoalmente. Estou usando a hashtag #STOPFAKENEWS em todas as minhas publicações. Sou responsável por todas as minhas publicações sejam informativas ou opinativas. Fonte utilizada para a reportagem: Fundação Fio Cruz.



32 visualizações

CACO DA MOTTA COMUNICAÇÃO

REDE  SOCIAIS E CANAIS

INSCREVA-SE

 Serviços de Consultoria, Estratégia e Assessoria de Comunicação, Personal Mídia, Produção de Conteúdo, Branding, Gestão de Mídias Mídias Sociais e Posicionamento Digital 

 Receba nossas notícias e novidades!