top of page

A pandemia da pobreza


No Ralo - É uma hipocrisia pedir para lavar as mãos onde não há saneamento básico, sugerir que as pessoas façam exercícios, quando a maioria corre atrás do dinheiro, ser solidário agora quando a pobreza vive uma pandemia constante sem renda suficiente para uma vida digna. Vale para o Brasil, para vários países da América Latina e para outras regiões do Planeta como a África. Sugestão de Leitura para o Tema em artigo da BBC.

 

Ganância - Tenho a impressão de que o sistema econômico começa a pressionar os governantes e não há como resistir e por isso há um início de liberação em regiões menos infectadas. Entendo que muita gente parada e sem trabalhar está sofrendo um colapso. Percebi isso já nas ruas com um olhar desesperado dos pedintes de sinaleira e de alguns prestadores de serviço. O que me preocupa é que sem testes suficientes no Brasil, o avanço do vírus é invisível. Como o Covid-19 segue numa proporção matemática difícil de calcular, sem dados suficientes, espero que não avance além da estrutura hospitalar e depois seja tarde demais para recuar como se viu em outros países como a Itália e a Espanha, por exemplo. Pode ser um tiro no escuro. Eu disse pode. Só o tempo dirá.

 

Tudo ou nada - A propósito, o novo ministro da Saúde, Nelson Teich, assumiu num tom de linguagem genérica cheio de tudo ou nada, temos que ver, de que as coisas são confusas confuso. Não senti firmeza. Mas pode ser só a primeira impressão. Na torcida para que até faça melhor que Luiz Henrique Mandetta, que foi bem na ação ministerial, mas mal na ação política principalmente no relacionamento com o presidente. Pode até discordar de Jair Bolsonaro, mas isso é assunto interno. Expor opiniões contra o chefe foi um tiro no pé. Talvez de propósito para não pedir demissão e ficar com a imagem de abandono.

 

Nem Esquerda, Nem Direita - Sou a favor da liberdade econômica e da riqueza de forma honesta e competente, mas sem o egoísmo, sem deixar de olhar ao seu redor com maior equilíbrio. O mundo precisa encontrar um regime híbrido que seja do capital e do social sem os extremismos da direita e da esquerda. Seria melhor que fosse algo como o bem contra o mal e os bons estando acima dos maus, sempre valorizando a vida, o bem estar, o ambiente, a democracia, a liberdade, acima de tudo. O mundo merece algo melhor, mais humano.

 

Demorou - É positivo que músicos, jornalistas, artistas e profissionais de diversas áreas estejam agora percebendo quantas ferramentas existem na área digital. Quantas empresas estão desatualizadas e profissionais que desconhecem as possibilidades que agilizam os processos e são muitas vezes mais econômicas. Empresas como a Zoom de videoconferência, as plataformas de vídeo, texto e áudio, com versões gratuitas estão em alta. Os Desktops perdem espaço para os smartphones e notebooks pelo trabalho em casa e haverá uma nova legislação para atendimento médico à distância, julgamentos, redações de casa. Também teremos maiores opções de rede

bottom of page