top of page

Covid-19 dita o ritmo do novo calendário do Futebol

LEIA O POST, ENTENDA MELHOR E BAIXE O SIMULADOR DE CALENDÁRIO AQUI

O futebol tem um novo calendário imprevisível e flexívelpor causa da pandemia do Novo Coronavírus. A CBF quer que o futebol brasileiro retorne com os Estaduais a partir do dia 17 de maio, quando algumas regiões do Brasil vão estar com um isolamento mais brando. Tudo dependerá do ritmo das consequências da pandemia. De um lado, a economia quebra se seguir o confinamento. Do outro, as infecções aumentam e põem as estruturas de saúde na marca do pênalti na medida em que se autoriza uma maior movimentação das pessoas para a máquina do dinheiro funcionar.

Então, é preciso ter um simulador do calendário. Eu criei uma planilha com base nas datas anteriores e do calendário do futebol brasileiro para 2020. Ele está com a data do dia automática. Se começasse hoje, ele calcularia automático. Ali onde está a data de hoje, é só alterar para o dia 17 de maio por exemplo e ele já vai calcular as datas seguintes dos estaduais, um intervalo de 3 dias e o início do Brasileirão.

Ele também calcula 10 dias de treinos e joga todo calendário para frente. Como cada região tem uma data específica para começar, também é possível mexer na Libertadores, Sul-Americana. Outra preocupação que tive é colocar uma coluna que pula 10 datas quando a competição chega no período do Natal e Ano Novo para que haja uma parada ali.

É importante ressaltar que o tempo para a disputa de cada competições está por dias, na mesma quantidade reservada pelo calendário. Então, se for possível fazer a competição ou reduzir o número de dias da mesma, é só mudar na coluna específica o número de dias. Dica, baixe o Calendário Flexível aqui e mexa você mesmo. Caso cometa algum erro ou estrague a fórmula, não salve e abra novamente ou então vai em editar e volte até restabelecer a tabela. Veja aqui a minha simulação para o dia 17 de maio. como ficaram as competições.

bottom of page