top of page

Participe deste importante movimento no RS: Brothers in Arms

Empresários e profissionais da saúde de Porto Alegre se unem para facilitar doações de EPIs aos hospitais do RS

A iniciativa é uma ação civil, voluntária e sem fins lucrativos, que visa ajudar no combate à pandemia do Coronavírus.


Diante da pandemia do Coronavírus, que vem preocupando a população mundial, alguns empresários e profissionais da saúde de Porto Alegre se uniram para facilitar doações de empresas e pessoas físicas aos hospitais da capital e interior do Estado. O coletivo, chamado Brothers in Arms, busca, através dessas doações, ajudar nas demandas por equipamentos de proteção individual (EPI) dos hospitais, que cresceu significativamente devido à pandemia.

“Estão faltando equipamentos hospitalares como respiradores, além de equipamentos de proteção individual, como luvas e máscaras, para as equipes médicas de emergência. Quando os profissionais de saúde se contagiam, precisam entrar em quarentena, debilitando ainda mais o sistema de saúde”, explica Marcus Coester, CEO da Aeromóvel Brasil e um dos coordenadores do grupo. Até agora a iniciativa já reuniu 200 voluntários, entre médicos, engenheiros e empresários e, para agilizar a busca por ajuda, foram montadas equipes distintas para tratar de respiradores, testes clínicos e outras demandas de assistência. Uma rede de voluntários também está produzindo máscaras, do tipo escudo facial, através de impressão 3D que serão doadas aos hospitais. Essa rede já conta com mais de mil voluntários até o momento.


Como apoiar

Empresas ou pessoas físicas interessadas em doar devem entrar no crowdfunding organizado pelo coletivo através do seguinte link: www.apoia.se/brothers. O objetivo é arrecadar 200 mil reais nas próximas 3 semanas.

O grupo, por sua vez, repassa todo o valor para o Instituto Unicred RS, que fará as aquisições necessárias, sempre orientadas pelas equipes de emergência dos hospitais. Os profissionais da saúde podem colaborar, enviando listas dos itens necessários através do site do coletivo (www.brothersinarms.cc), que é atualizado diariamente com as carências de equipamentos, além de trazer informações atualizadas sobre a COVID-19 no Rio Grande do Sul.

Informações importantes

  • Doações de EPI’s (como máscaras, aventais e luvas), produtos hospitalares como álcool gel, serviços especializados de engenharia e manutenção ou equipamentos hospitalares deverão ser feitas diretamente pelas empresas ou indivíduos aos hospitais ou autoridades de saúde.

  • Doações em dinheiro poderão ser feitas para o crowdfunding, organizações filantrópicas, hospitais ou autoridades de saúde, cabendo ao doador verificar os critérios de uso dos recursos em cada caso.

  • Protótipos e materiais produzidos em caráter de emergência também deverão ser doados pelas empresas ou indivíduos doadores aos hospitais ou autoridades de saúde. A responsabilidade sobre as especificações técnicas, controle de qualidade e eventual homologação destes produtos cabe ao fabricante ou doador.

  • A rede Brothers in Arms não é responsável pela fabricação, homologação ou distribuição de qualquer produto ou equipamento, cabendo isso às empresas fornecedoras ou autoridades especializadas.

Confira abaixo quem são os voluntários que estão à frente do projeto:

Josete Toribio - HPS e Hospital De Campo Bom

Luiz Carlos Pinto da Silva Filho - Diretor da Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Luis Humberto Villwock - Professor de Empreendedorismo e Gestão da Inovação da PUCRS e Coordenador Rede INOVAPUCRS

Marcus Coester - CEO da Aeromovel Brasil S.A.

Sobre o Brothers in Arms - Voluntários Contra o COVID-19

Brothers in Arms – Voluntários contra o COVID-19 é uma rede para troca de informações entre hospitais, empresas, universidades, autoridades, profissionais da saúde, engenheiros, prestadores de serviços e voluntários para enfrentar a pandemia do COVID-19. Face à crise mundial no suprimento de materiais, equipamentos e serviços especializado, nossa missão é dar suporte complementar às equipes de saúde dos hospitais, facilitando a identificação e doação dessas demandas de emergência.


Acompanhe Facebook:

Instagram:


Para mais informações:

Caco da Motta - Jornalista

51-9.99990192 

caco@cacodamotta.com.br



bottom of page