top of page

10 sistemas táticos icônicos na história do futebol

Conheça 10 sistemas táticos e formas de jogar das equipes de futebol ao longo da história.


1. Sistema WM

O Sistema WM foi desenvolvido na década de 1920 pelo treinador inglês Herbert Chapman. A formação consistia em três defensores, dois meio-campistas, três atacantes e um centroavante. Foi um sistema muito popular no futebol inglês na época, levando o Arsenal a várias conquistas. O sistema era conhecido por sua solidez defensiva e sua capacidade de transição rápida do jogo defensivo para o ataque.


2. Futebol Total

O Futebol Total foi uma abordagem tática criada pelo treinador holandês Rinus Michels na década de 1970. A tática envolvia uma marcação pressão alta e uma movimentação constante dos jogadores, criando espaços para ataques rápidos e eficientes. A seleção holandesa e o Ajax foram os principais expoentes dessa tática, que influenciou o futebol em todo o mundo.


3. Catenaccio

O Catenaccio é uma formação tática defensiva que foi criada na Itália na década de 1950. A tática consistia em uma linha de quatro defensores, um líbero e um meio-campista central que ajudava na marcação. O objetivo do Catenaccio era neutralizar os ataques adversários e, em seguida, contra-atacar. O sistema era conhecido por sua eficiência defensiva e era muito usado por equipes italianas.


4. Falso 9

O Falso 9 é uma tática que envolve a utilização de um jogador que parece ser um centroavante tradicional, mas que na verdade se movimenta pelo campo como um meio-campista, criando espaços para seus companheiros de equipe atacarem. O objetivo é confundir a defesa adversária e criar espaços para o ataque. O Barcelona, liderado por Lionel Messi, foi a equipe que popularizou essa tática.


5. Gegenpressing

O Gegenpressing é uma tática que foi desenvolvida pelo treinador alemão Jurgen Klopp e envolve uma marcação pressão alta imediatamente após a perda da bola. O objetivo é recuperar a bola rapidamente e criar oportunidades de gol. O Liverpool de Klopp foi a equipe que mais utilizou essa tática e teve muito sucesso com ela.


6. Tiki-taka

O Tiki-taka é um estilo de jogo que envolve uma troca rápida de passes e uma movimentação constante dos jogadores, criando espaços para ataques rápidos e eficientes. O objetivo do Tiki-taka é manter a posse de bola e controlar o ritmo do jogo. O Barcelona e a seleção espanhola foram os principais expoentes dessa tática.


7. 4-4-2

O 4-4-2 é uma formação tática clássica que ainda é muito utilizada em todo o mundo. A tática envolve quatro defensores, quatro meio-campistas e dois atacantes. O 4-4-2 é conhecido por sua simplicidade e equilíbrio defensivo e ofensivo.


8. 3-5-2

O 3-5-2 é uma formação tática que envolve três defensores, cinco meio-campistas e dois atacantes. A tática é conhecida por oferecer muita solidez defensiva e por permitir que os jogadores do meio-campo apoiem o ataque e criem oportunidades de gol. A Juventus, sob o comando do treinador italiano Antonio Conte, foi uma das equipes que popularizaram essa tática.


9. 4-3-3

O 4-3-3 é uma formação tática que envolve quatro defensores, três meio-campistas e três atacantes. A tática é conhecida por ser muito ofensiva e permitir que os jogadores de ataque tenham muitas oportunidades de gol. O Barcelona de Pep Guardiola e a seleção brasileira de 1970 foram algumas das equipes que se destacaram com essa tática.


10. 4-2-3-1

O 4-2-3-1 é uma formação tática moderna que envolve quatro defensores, dois meio-campistas defensivos, três meias ofensivos e um atacante. A tática é conhecida por oferecer equilíbrio defensivo e ofensivo e por permitir que os jogadores de meio-campo apoiem o ataque. O Bayern de Munique e a seleção alemã foram algumas das equipes que se destacaram com essa tática.


Comments


bottom of page