EUA 1 x 1 País de Gales fizeram um jogo cheio de conexões para coroar na história do futebol
Estados Unidos e País de Gales fizeram um jogo histórico de Copa do Mundo e que teve dois tempos, no estádio Ahmed bin Ali Stadium, em Al Rayan. O primeiro tempo foi dos americanos com um gol de Timothy Weah, do Lille, filho do presidente da Libéria, mas famoso no futebol como ex-craque do Milan. Trata-se do ex-atacante e melhor do Mundo, George Weah. Já a segunda etapa foi do País de Gales, que nem teve Gareth Bale tão brilhante. Só que o atacante e capitão foi heróico porque sofreu o pênalti e marcou o gol do empate por 1 a 1. Justo na volta do País de Gales a uma Copa, 64 anos depois. Curioso também é que hoje Bale joga no Los Angeles FC, atual campeão da MLS, a liga dos Eua.
Para se ter uma ideia do tempo sem Gales na Copa, Pelé aos 17 anos marcou o único gol do Brasil em 1958 contra o País de Gales e garantiu vaga à semifinal na Suécia, onde seria campeão do Mundo pela primeira vez. Aliás, aquele foi o primeiro gol do Rei do Futebol num Mundial. O Grupo B da Copa praticamente encaminhou na primeira rodada que a Inglaterra se classificará em primeiro lugar e uma segunda vaga será disputada por Eua e País de Gales. Passará aquele que não perder pontos para o Irã ou até ganhar algum ponto da Inglaterra. Mas se cada um fizer uma parte deste objetivo, tudo pode ficar embolado.
O certo é que os americanos se preparam para embalar uma base mais forte para 2026 quando os EUA serão uma das sedes junto com Canadá e México. Tudo que vier para Gales, depois da estreia, será lucro. É uma Copa para ambos desfrutarem, embora vão com tudo para chegar às oitavas. Além de Weah, os Eua apresentaram Pulisic, do Chelsea, um jogador de alta qualidade no meio-campo, que deu o passe para o gol americano, alem do volante Weston McKennie, da Juventus. Foi boa também a atuação do Harry Wilson, do Fulham, por Gales.
Comments