top of page

10 dicas para uma dieta menos calórica no inverno

Sopas são ótimas opções para espantar o frio

O inverno, principalmente no Sul do Brasil, apresenta semanas inteiras com temperaturas abaixo dos 10 C°. Uma das primeiras medidas das pessoas para se esquentar, além de se agasalhar, é comer mais. São alimentos pesados e muitas vezes mais calóricos. As fibras, verduras cruas e as frutas, consumidas frias ou até geladas em sucos, vitaminas e saladas, acabam ficando de lado. A ingestão de água pode reduzir pela preferência ao natural de caldos e líquidos quentes como o chocolate ao leite bem quentinho. E ainda tem um aumento nas doses de bebidas alcoólicas.

Para fugir desta armadilha da temporada gelada, trago aqui 10 dicas da nutricionista, Carollina Da Ré, Mestre e Doutoranda em Bioquímica:


1 - Quais a sopas indicadas para espantar o frio que não sejam tão calóricas?

- Para não ganhar peso, a melhor aposta é a sopa de legumes. Quanto maior a variedade destes, mais rica em nutrientes será a sopa. É bom ficar alerta, no entanto, para os legumes ricos em carboidrato como batata, batata-doce e aipim. Eles até podem ser utilizados, porém, sem ser a base da sopa. O ideal é colocar na mesma quantidade que os demais legumes e, de preferência, apenas um deles. Se preferir, pode adicionar alguma carne magra como o peito de frango.


2 - Como se manter hidratado sem bebidas geladas, quando a sede parece ser maior em dias de calor?


- No frio, sentimos menos a sensação de sede, então, uma boa tática é estar sempre com a garrafinha de água ao lado e ir tomando ao longo do dia. A sede muitas vezes pode ser confundida com a fome, por isso manter-se hidratado é também uma boa estratégia para não ganhar peso no inverno.


3 - As saladas, folhas verdes, tomates, legumes crus e frios são mais difíceis de ingerir ou de ter vontade de ingerir no inverno. Existe algum jeito de se tornarem mais atrativos em dias frios?


- Uma boa estratégia é consumir os vegetais grelhados, refogados e cozidos ao invés de consumi-los frios como salada. É bom evitar a adição de gordura na hora de seu preparo para não aumentar a quantidade calórica.


4 - As frutas também costumam ser apreciadas nos dias mais quentes e até geladas. Como manter o consumo delas no inverno?


- Algumas frutas podem ser cozidas ou assadas para ser uma opção de refeição quente. As melhores opções são as frutas da estação, como abacate, banana, caqui, goiaba, maçã e tangerina, por exemplo.


5 - O álcool presente nas bebidas como vinho, licores, whisky, conhaque, cervejas escuras, ajudam a esquentar o corpo. Quem não abre mão de uma bebida para se esquentar, deve tomar quais cuidados?


- O ideal, para qualquer pessoa adulta e saudável, é não exagerar na dose. No máximo uma dose por dia, que equivale a: vinho – 1 taça de 100 ml; destilados – 30 ml (duas colheres de sopa - praticamente dois goles); Cerveja – 330 ml (um copo, menos que uma latinha). Além disso, as bebidas alcoólicas contêm calorias, o que pode levar ao ganho de peso quando em excesso.


6 - Qual melhor pedida no frio: Chás ou cafés? 


- A melhor opção são os chás, porém, deve-se evitar consumir em excesso os diuréticos, pois não hidratam e levam a perda de água pelo organismo. São eles: hibisco, cavalinha, verde, erva-mate (olha aí o chimarrão na lista!) e aqueles que contém cafeína.


7 - Existem temperos e condimentos que ajudam a reter o calor do corpo? Gengibre e pimenta, por exemplo?


- Existem sim alimentos capazes de estimular nosso corpo a produzir mais calor, como a pimenta e o gengibre, mas deve-se ter cuidado. Além de esquentar, estes alimentos podem trazer desconforto gastrointestinal quando consumidos em grandes quantidades.


8 - Chocolate quente é uma das grandes atrações do inverno, existe alguma restrição ou indicação de alternativas para esta bebida? 


- Para pessoas saudáveis não há restrição quanto ao consumo de chocolate quente, porém, por ser uma bebida bastante calórica, em excesso pode levar ao ganho de peso. Então, é melhor evitar seu consumo na rotina. Pode-se adicionar especiarias como canela, noz-moscada e cravo para reduzir a quantidade de açúcar.


9 - Quais os lanches mais apropriados para o inverno? 


- As frutas cozidas ou assadas podem ser uma ótima opção saudável e pouco calórica. Bolos e pães caseiros, preferindo sempre os integrais, são ótimas opções para consumir quente também.


10 - E qual a dica para levantar e se manter aquecido no café da manhã e para antes de dormir? 


- Comer, por si só, já estimula o corpo a produzir calor. Então, não ficar em jejum por muito tempo é a melhor alternativa. Como opção de café da manhã pode-se ingerir 1 xícara de café, que vai ajudar a se manter alerta, e alguma fruta assada ou cozida. Uma dica para manter a saciedade por mais tempo é adicionar aveia. Antes de dormir, é o melhor momento para apostar em chás calmantes como camomila, cidreira, etc.


 

Qualquer dúvida ou outras dicas, você pode acompanhar a nutricionista Carollina Da Ré pelo Instagram @nutricarollina ou ainda procurar um profissional de saúde habilitado em sua cidade, seja médico ou um nutricionista.

bottom of page