top of page

O poder de ser útil

Qual o melhor caminho?

O jornalismo e o empreendedorismo têm um papel fundamental no chamado Novo Normal

Saiba porque e quais as atitudes e ferramentas podem gerar um propósito.

Confira 12 dicas de aplicativos, livros, conteúdos e pessoas para seguir e te inspirar.

Vou oferecer gratuitamente um relatório de análise do perfil 

de 12 pessoas ou empresas que estejam interessadas em soluções criativas em comunicação. (veja no final do artigo)


Vivemos a era dos cliques, dos stories, dos likes. Temos pouco tempo, muito conteúdo fútil e inútil. Tudo pelo entretenimento e até mentiras são compartilhadas por interesse. O fake é pop. Agora, e desde a pandemia da Covid-19, estamos ainda mais distantes, menos presentes e cada vez mais conectados. O desafio da comunicação e do empreendedorismo é justamente ser útil para as pessoas e provocar nelas o espírito na busca de um propósito que gere uma riqueza bruta e não líquida. É mais que dinheiro, que a conquista material, é algo a ser lapidado como uma pedra preciosa. É buscar a satisfação pessoal e mútua, é ter e fazer história.

Antes de compartilhas as minhas 12 dicas e explicar como receber de forma gratuita uma análise de perfil com soluções criativas em comunicação, quero falar mais da Live que fiz a convite do jornalista Renato Martins, na Rede Atitude Positiva.

Confira aqui: (em breve link da Live)

Para ser útil, acredito que o jornalismo e o empreendendorismo precisam gerar valores com conteúdos e ações que capazes de transformar as pessoas neste momento de instabilidade mundial. Seja agora em meio a pandemia da Covid-19 ou depois dela, o chamado Novo Normal. Muitas pessoas, mesmo as bem-sucedidas financeiramente vivem numa encruzilhada. Qual o melhor caminho? Como Combater as Fake News? - O Jornalismo no Novo Normal precisa combater cada vez mais as notícias falsas. Primeiro, é importante que todos saibam que o jornalismo deve ser exercido por jornalistas, pessoas habilitadas por um curso da faculdade de comunicação ou, no mínimo, em algumas funções por estudantes de jornalismo que são estagiários. Não há impedimento de que pessoas gerem conteúdo em áudio, vídeo, texto e foto. Mas não tratem isso como jornalismo se não há um especialista responsável legalmente por aquele conteúdo. Do contrário, desconfie. mesmo que não concorde como material jornalístico ele tem que ser legítimo e ter apuração de fatos, senão é boato, fofoca, é fake.

Os meios de comunicação tradicionais e comerciais são empresas de TVs, rádios, Jornais, Revistas e Sites de Notícias. Ou ainda temos as manifestações oficiais de comunicação de órgãos públicos e governos e de empresas privadas. Todos estes canais são oficiais, tem jornalistas responsáveis, tem endereço físico e fachada. Ou seja, podem ser responsabilizados na justiça por algum ato ilícito.

As redes sociais não são meios de comunicação nem podem ser governo. O papel das redes sociais e marcas importantes da era digital como Google, Facebook, Twitter, Instagram, WhatsApp, Youtube são meios de compartilhamento de informação, de entretenimento, mas nem sempre apuram o que dá maior audiência, ou geram maior engajamento. Ao mesmo tempo, têm ótimas ferramentas de seleção dos conteúdos que mais nos interessam e nos atraem, embora haja uma perigosa estratégia comercial por meio do algoritmo muito bem discutida no Documentário, "O Dilema das Redes" do Netflix.

Não basca curtir, seguir, compartilhar, é preciso apurar e ter regras mais claras para estes canais. Saiba mais sobre Tristian Harris, 36 anos, do que estudou ética aplicada à ciência da computação em Stanford e da ameaça a democracia e a sanidade mental dos jovens neste artigo da revista Veja.

Para evitar de compartilhar coisas falsas e se enganar busque a apuração dos fatos nos canais tradicionais de informação. Pode usar o Google para fazer esta busca. Ou ainda utilizar ferramentas como o https://www.boatos.org Uma equipe de jornalistas apura o que é falso e verdadeiro. Quem nunca recebeu no WhatsApp o vídeo de um carro explodindo num posto de abastecimento com o título: Olha o que o celular pode fazer nu posto de gasolina, cuidado? O vídeo era real, mas a verdadeira história era de um carro a gás com vazamento de GNV que explodiu. O primeiro impulso nosso é mandar para alguém ou num grupo do WhatsApp e dizer, olha que loucura isso? Somos aí combustível para Fake News.


Uma ampla pesquisa da Ipsos em 2018 com mais de 19.000 pessoas em 27 países sobre fake news apontou 

  • o Brasil como campeão de pessoas que de alguma forma acreditaram em algum boato e depois descobriram que era falso. 

  • A Ipsos foi fundada em 1977 em Paris na França e chegou em 1997 ao Brasil. 

Pesquisa está em inglês como segue:


EMPRENDEDORISMO - Assim como novos canais, é fundamental que surjam novos empreendedores, pessoas corajosas, que possam neste ambiente de crise gerar novas alternativas de trabalho.  As novas oportunidades de mercado são positivas, criativas,  inovadoras e  colaborativas. Parcerias, novas relações de trabalho. O freelancer - o chamado "bico" - se profissionalizou e agora na pandemia mais ainda. 


É importante de ter um propósito, ser útil. Nem sempre o lucro deve estar acima de tudo. As pessoas devem estar no tempo ou à frente do nosso tempo. Isso é inovação. Cuidado com a síndrome do Táxi! É quando um motorista de táxi que tinha uma placa ou mais, imaginou que aquele negócio seria uma fonte rica de renda para sempre. Até surgir o Uber. O seu negócio é confortável? Quem imaginou que um médico particular no consultório poderia ser mais útil servindo ao SUS num hospital de referência da Covid-19 com um salário fixo e horas-extras do que em casa com a clínica vazia? Ou nunca pensou em empreender num aplicativo de consultas por vídeo? Pense nisso.


O que eu faço na minha empresa Caco da Motta Comunicação?


Jornalismo Esportivo é minha maior paixão profissional. Para acompanhar meus conteúdos só me seguir aqui e no perfil @cacodamotta: Twitter, Facebook, Instagram, Tik Tok, LinkedIn, Youtube, SoundCloud, Spotify.


Como empresário, Trabalho com Consultoria Em Comunicação com soluções criativas para profissionais e empresas da seguinte forma:

  1. Estratégia de comunicação de Empresa ou Perfil Profissional - inclui os pacotes digitais/ Copywriter (cartas de venda) 

  2. Planejamento e criação de Programa ou Programação para Rádio, TV, Canal do Youtube e Podcast. Inclui o plano de comercialização, análise do perfil da equipe (jornalistas, comunicadores, profissionais) 

  3. Coaching para Jornalistas, novos talentos e jovens empreendedores. 

  4. Curso de Apresentador/Comunicador/Colunista. Pode ser para profissionais como para pessoas que precisam se comunicar e se expressar melhor seja em texto, áudio, vídeo.

  5. Dicas Gratuitas nas minhas redes e também totalmente sem compromisso e estou oferecendo aqui para 12 pessoas ou profissionais um relatório de soluções criativas em comunicação. 

12 análises gratuitas!!! saiba como aqui >>>>>>>>>

Para poder receber o relatório de análise, vou escolher os perfis mais interessantes e curiosos para uma empresa ou um profissional. Então, capriche:

Se for empresa, clique aqui Se for profissional, clique aqui

Tenha um propósito. Um exemplo para se inspirar, Conteúdos e ações para:


Fazer o Bem, pensar Positivo, Gerar valor para as pessoas. 


Exemplo:

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nacoes Unidas - Uma agenda para 2030

São 17 objetivos com ações acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Tem ações Específicas para o Brasil. Confira!


Qual o Caminho?


Quem Lembra do dedicado funcionário executivo da FedEx, Chuck Noland, que viaja a trabalho para a Malásia quando o avião da empresa cai sobre o Oceano Pacífico durante uma tempestade. Como o único sobrevivente do acidente, Chuck vai parar em uma ilha deserta. Quando suas tentativas de socorro se esgotam, Chuck aprende a sobreviver na ilha. No final do filme ele está num cruzamento e numa encruzilhada. Para onde ir? Olhe a Street View do Local da Filmagem da Cena no Texas e se inspire. Veja como não é uma questão de direita, esquerda, para frente ou para trás.


Vamos as 12 Dicas que prometi? 



3 dicas dicas de aplicativos e ou Ferramentas de Internet que podem ajudar qualquer pessoa, empresa, autônomos. 



Canva - Canva.Com - Crie designs para tudo. Ótimo, vai lá, é fácil.


12 minutos - Resumo de Best Sellers em textos curtos e também em áudio. 

é uma maneira de ler livros no trânsito, ouvindo o resumo dos mesmos. quem assina, tem mais vantagens. é só baixar o aplicativo.


TikTok - Pode ser inútil, mas pode ser útil, depende do algoritmo que utiliza. Faça um teste agora mesmo do seu negócio. Digite: logomarca, ou editar vídeo no celular. Olha quantas dicas. Pode compartilhar no Bloco de Notas do Whats APP.


Como criar um bloco de notas no whatsapp? Crie um grupo com alguém e avise. Exclua a pessoa. O grupo será só você e ali poderá guardar o que quiser por um tempo, inclusive as melhores dicas do Tok Tok.


Foi ali que encontrei a dica do Render Forest - que cria vinheta para a sua logomarca. é gratuito, mas para baixar a vinheta em alta resolução paga. 



3 Dicas de Conteúdos: 


Rede atitude Positiva do Jornalista Renato Martins -

Gosto muito do Podcast - Atitude Positiva - Boas notícias para melhorar o seu dia. 


Podcast - Resumo Cast - Podcast com resumo de livros sobre empreendedorismo. 

do Gustavo Carriconde, empreendedor que hoje vive em Dubai. 


Palestra TED Talks da psicóloga Amy Cuddy: Sua linguagem corporal molda quem você é. Ela traz evidências científicas de como podemos ter mais poder e autoconfiança apenas mudando a postura corporal. Veja aqui.


3 dicas de Livros


Cresça 1% ao Dia - Fernão Battistoni - Palestrante, Investidor Anjo, empreendedor. 


Alex Ferguson - Liderança - 

Sir Alex Ferguson - 27 anos técnico do Maschester United. 



Luiz Fernando Zachia - Setenta e Seis Passos - Dias que Mudaram a minha vida.   Ex-dirigente de Futebol, Político. Foi preso no presídio central de um processo que foi arquivado e inocentado pelo Ministério Público.


3 Pessoas para Seguir: 


Mario Sergio Cortella - filósofo, escritor, educador, palestrante.

Só colocar no google e ler, ver videos ou ainda comprar os livros. 


Gustavo Kuerten - Tem o livro Guga, um brasileiro, ele está no instagram @GugaKuerten - Um exemplo de ser humano


Nati Curi - Me Poupe - Jornalista e empreendedora com dicas para cuidar do seu dinheiro. 

bottom of page