• Caco da Motta

Pesquisa indica o "Novo Normal" nas academias

A maior pesquisa do segmento de fitness do Brasil mostra que 88% dos alunos já se sentem seguros durante o treinamento em academias. O ex-medalhista olímpico Gustavo Borges aposta na comunicação eficaz para as pessoas voltarem a treinar com maior intensidade.


Os números da pandemia do novo coronavírus estabilizaram no Brasil, mas uma segunda onda da doença na Europa e a possibilidade de haver pelo menos uma vacina até o início de 2021 geram muitas dúvidas no comportamento das pessoas. Apesar desta insegurança, a startup de gestão de fitness Tecnofit realizou um levantamento com mais de 15 mil pessoas de todo o País para entender o comportamento dos alunos durante a pandemia e fazer recomendações para melhorar o setor.

O resultado é uma clara demonstração de que as pessoas estão dispostas a investir na saúde com total segurança e apoio de profissionais capacitados, assim como as academias e locais de treinos devem estar ainda mais seguros e atentos ao chamado "novo normal". O trabalho foi feito em parceria com o consultor Luis Amoroso, especialista em gestão fitness e teve ainda análise de profissionais de destaque no ramo como o ex-medalhista olímpico Gustavo Borges, presidente da ACAD Brasil, e Jacqueline Antunes, diretora da associação comercial que representa academias (IHRSA).

Os números destacam que dos 58% dos alunos que não cancelaram a matrícula durante a paralisação e já retornaram aos treinos, 88% sentem-se seguros no espaço. Entre os que retomaram as atividades, 84% estão bem satisfeitos com as medidas de prevenção. "70% pensam em aumentar a frequência de treinos para pelo menos três vezes por semana", salienta Anderson Cichon, CTO da Tecnofit, startup realizadora da pesquisa.

A pesquisa pode ser acessada aqui.



Outros dados relevantes são:

41% dos alunos pretendem voltar imediatamente aos treinos quando suas academias reabrirem. Afinal, nem todas estão abertas no Brasil. Para 64% das pessoas, o maior motivador para o retorno dos treinos é o cuidado com a saúde.


14% sente saudades da rotina

12% diz que o motivador importante é a segurança quanto às medidas preventivas

7% preocupa-se com o cuidado com a aparência

3% sente falta de fazer um social com os amigos.

Atenção para as prioridades dos cuidados sanitários e protocolos de segurança:

72% aumento dos cuidados com a limpeza e higiene geral

71% os produtos para higienização como álcool em gel

62% sinalização adequada para o distanciamento entre as pessoas

42% aferir a temperatura na entrada do estabelecimento

31% as placas de acrílico na recepção

12% liberação para o uso de chuveiros após os treinos

"Como 23% dos alunos só retornará aos treinos com todos os protocolos sendo seguidos, o papel do empreendedor nesse momento é garantir que a segurança será eficaz no ambiente. Prepare-se como se fosse reabrir amanhã, e registre todas as adaptações preventivas por fotos ou vídeos para que os alunos saibam que todos os cuidados pontuados e exigidos na pesquisa estão sendo cumpridos", explica o consultor Luis Amoroso.



Gustavo Borges valoriza a comunicação como ferramenta de divulgação positiva

Para Gustavo Borges, a comunicação eficaz é o melhor caminho


A pesquisa evidencia que a segurança é o fator primordial para que os indecisos retornem. E para Gustavo Borges, ex atleta olímpico e presidente da ACAD Brasil, vale ressaltar a importância de fazer uma comunicação eficaz das ações que o estabelecimento tem tomado para tornar o ambiente seguro. "Quanto mais a gente avançar na comunicação, quanto mais a gente mostrar que a atividade física é algo que salva vidas, trabalha a autoestima, e que trabalha o desenvolvimento humano, aliado com a segurança, melhor. 64% das pessoas voltaram por conta disso, pelo cuidado com a saúde. E isso é um ponto que é fundamental a gente mostrar e martelar, e nesse caso, a mídia nos ajuda muito" ressalta Gustavo Borges. O consultor Luis Amoroso também reforça que coletar testemunhos de alunos, fazer fotos, vídeos e transmissões ao vivo, para mostrar como o ambiente está, são boas dicas para as empresas implementarem no dia a dia de trabalho. "As pessoas se sentirão mais seguras ao verem outras frequentando tranquilamente o espaço. Vale também relembrar pela comunicação a importância de se praticar exercícios físicos e os riscos do sedentarismo, não apenas para a saúde física, mas mais ainda nesse momento de isolamento social para a saúde mental", explica Luis Amoroso.

Sobre a Tecnofit

A Tecnofit é um sistema de gestão de negócios fitness totalmente on-line criado pelo programador Anderson Cichon e por Antonio Maganhotte Junior, sócio fundador do EBANX. Com o sistema, o gestor controla diversas áreas como financeiro, vendas, relacionamento, programa de fidelidade, agenda de turmas, fichas de treinos e muitas outras funcionalidades. Aliado a ele, existe também o aplicativo Tecnofit Gestão, que complementa a administração do negócio com total mobilidade, e o aplicativo Tecnofit destinado para o aluno, que controla ficha de exercícios, avaliação física, resultados, check-in nas aulas, contratos e renovação de planos.  A empresa ainda tem outros aplicativos: o Tecnofit Box, voltado para alunos de CrossFit; e o Personal, feito para a gestão e controle para personal  trainers. Fonte: NoAR Comunicação.

CACO DA MOTTA COMUNICAÇÃO

REDE  SOCIAIS E CANAIS

INSCREVA-SE

 Serviços de Consultoria, Estratégia e Assessoria de Comunicação, Personal Mídia, Produção de Conteúdo, Branding, Gestão de Mídias Mídias Sociais e Posicionamento Digital 

 Receba nossas notícias e novidades!